Lost (6.01) – LA X [1/2]

[Review escrito a 31 de Janeiro] Depois de oito meses sem escrever críticas de Lost, é com imenso prazer que volto com a sexta e última temporada da série. O episódio duplo LA X só estreia no dia 2 de Fevereiro nos Estados Unidos, mas a primeira parte foi transmitida numa praia do Hawaii (local onde é filmada a série) e uma gravação foi parar à Internet. Mesmo com o áudio muito mau, a verdade é que não resisti e como fã fervoroso foi logo a primeira coisa que fiz quando acordei: vi Lost! Isso sabe tão bem dizer, não é?

Tal como os produtores tinham dito, o episódio começa seguindo os eventos inacabados no final de ‘The Incident’, da temporada anterior. Vou dividir o review em três partes diferentes, cada uma dela focando-se numa narrativa específica. A primeira, e mais fraca, é aquela que segue a vida de Jack, Sawyer, Kate e companhia após Juliet detonar a bomba. Quando digo que esta parte foi a mais fraca, não quero dizer que tenha sido má, pois Lost (quase) nunca é mau. Kate acorda sozinha numa árvore, assusta-se como Miles e vai à procura dos outros companheiros: Jack e Sawyer. Claramente perturbado, Sawyer bota as culpas da suposta morte de Juliet em Jack, que não sabe o que fazer numa situação daquelas. Realmente deve ser tão frustrante para o Sawyer pensar que podia estar no submarino a caminho do exterior, inventar o Google e ser rico com a sua amada e de um momento para o outro perde aquilo que gostava: a própria Juliet.

Mas como já se adivinhava, principalmente para quem leu alguns spoilers, Juliet ainda não estava morta e teve os seus momentos finais abraçada a Sawyer. Não sei se essa foi a última vez que vimos Elizabeth Mitchell em Lost, mas a verdade é que ela vai deixar saudades com a sua Juliet, introduzida na terceira temporada mas que conquistou quase todos os fãs da série. Ao mesmo tempo que isso acontece, Hurley luta para manter Sayid vivo e encontra-se, involuntariamente, com Jacob, que nesta época já está morto (fantasma a tentar defender os losties?). Não respondendo a quaisquer questões colocadas pelo Dude, Jacob dá a entender que Sayid não pode morrer e parece que o cura. Vamos ver agora como é que os argumentistas vão balançar essas histórias e que consequências vai haver em 2004. Só espero é que esta narrativa se funda o mais rapidamente possível como a de Flocke (Falso Locke), Sun, Ben e Richard.

Por falar neles, finalmente tivemos alguma informação sobre quem é o Flocke. Depois dele mandar o Ben chamar o Alpert, eis que chegam alguns homens da equipa da Illana armados e disparam contra ele. Obviamente que as balas não o matou, muito menos o feriu. Flocke é, na realidade, a mesma entidade sobrenatural que o Monstro da Fumaça, e isso comprova-se quando ele pede desculpas a Ben por este o ter visto naquela forma. É claro que Lost vai usar muita mitologia egípcia para explicar grandes mistérios como esse, e isso agrada-me por completo. Afinal de contas, eu era um apaixonado pela matéria quando dei algumas coisas sobre essa civilização em história, como o julgamento de Anúbis, entre outras coisas. Agora com Jacob morto e Flocke no comando, depois de muito e muitos anos a tentar que isso acontece, o que será que vai ser da ilha? Cada vez mais ansioso para ver como tudo isso vai terminar, apesar de não querer que termine, percebem?

E finalmente chegamos a 2004, onde vemos que o plano de Juliet resultou e o avião não cai. Conhecemos um Jack com a sensação de que alguma coisa aconteceu e que vê, ao espelho, um hematoma no pescoço. Como será que ele se magoou? Dentro do avião dessa realidade existem algumas diferenças em relação à original, como por exemplo o facto de Shannon não querer voltar com Boone para Los Angeles, nenhuma aparição de Claire, Michael e os passageiros da traseira, a presença de Desmond, entre outros pequenos pormenores que certamente os fãs mais fervorosos irão encontrar quando virem o episódio em alta qualidade. Contudo, a maior diferença de todas nessa realidade vem do facto da ilha estar submersa, que para mim é a grande surpresa do episódio. Toda aquela montagem da câmara percorrer o oceano é digna de um filme, e olhem que Lost até não costuma ser muito bom nos efeitos especiais.

Uma coisa que reparei é que nesse voo existem algumas alusões à realidade original, tais como um Charlie quase a morrer mas salvo por Jack, a troca de olhares entre o triângulo amoroso e a primeira simpatia entre Jack e Locke. Por falar nisso, nada como terminar um episódio da mesma forma que foi terminada a primeira temporada, não é? Adorei todos aqueles olhares desconhecidos, a sensação de que deveriam estar noutro sítio mas aquele era o destino certo do voo. Mais uma vez os argumentistas superaram-se e voltam a inovar a narrativa de Lost, só que esta é a última vez. Vou sentir saudades…

27 comentários

  1. onde posso encontrar a primeira parte?

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Nooooosa…. tô doida pra assistir….

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Rafael Goulart /

    Sua review foi muito boa Marco, mas tem um porém…
    Acho que está equivocado ao dizer que Jacob estava vivo quando falou com Hurley. Pra mim, o episódio deixou muito claro que os losties foram parar em 2007 depois da explosão da bomba, logo Jacob estaria morto e por isso só Hurley pode vê-lo. E não tardará para que os losties se reencontrem com Sun, Lapidus, Ben, Flocke e o outro grupo.

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  4. cristiano /

    Tentador, mas prefiro esperar por dia 3 de Fev já com as legendas e o episódio completo.

    Mas só um muito bom? Hum…

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  5. leroy brown /

    Não vi nada, não li nada….prefiro esperar…

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  6. A meu ver, é uma falta de respeito para com a série, não ve-la em boa qualidade, nem esperar que saia o episódio oficial.
    Mas é apenas uma opinião, não levem para o mau sentido.

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

    • cristiano /

      E eu sou da mesma opinião, quarta-feira verei a série, que Ela merece ser vista em HD :)

      3 Dias…

      O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

    • Sérgio, o facto da série ser tão boa e a minha favorita é que me faz ver com essa qualidade, pq se fosse outra, eu esperaria. E é claro q vou ver em HD quarta!

      O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

      • Marco, eu percebo.. e não passa de uma mania, como outras, que muitos como eu têm. a98d9aw
        Só que na minha prespectiva, devia se dar um respeito à data de lançamento da série. No fundo, é uma forma de demonstração da capacidade dos fãs em esperar pela mesma.
        Por acaso, nem pareço ser o unico com a mesma opinião, de qualquer forma é algo que não tem qualquer consequencia.
        Por isso, bora disfrutar desta ultima temporada. Seja quando for.. 5v1651ds6

        O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Breno Filo /

    Se me pedirem pra explicar o que é ter saudades do que não aconteceu, indicarei LOST como referência. 6ª temporada começou fantastica!

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Ao contrario do que esperava achei a 1º parte perfeita e a 2º parte muito boa.
    Não vou comentar mais este episódio, porque é dificil após já ter visto o 2º capitulo.

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  9. os produtores de lost nunca deixam de surpreender.
    sinistro.

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  10. se me puderem explicar, agradeço :p

    não percebi nada a cena do avião mas ok 94df184f1

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

    • o q é q n percebeste? o plano de rebentar a bomba resultou e em 2004 o aviao não cai, mas em 2007 ainda estao os sobreviventes que impediram q o aviao de 2004 n caisse.

      O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

      • ah ok! então a juntar aos flashbacks, flashforwards e saltos no tempo agora vão nos mostrar uma realidade paralela?

        ao fim dos dois episódios já percebi melhor e foram bastante bons, por acaso gostei 654sd6f9

        O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

        • por acaso gostaste???? tinha mais q ver se n gostasses. agr a grande pergunta desta sexta temporada é se essas duas realidades vao colidir numa só.

          O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Esta season promete ser a melhor… eu tenho é k anotar num papelo á parte as perguntas que tenho sobre lost … agora na brinca eu fikein um pouco confusa se tava a ver spn ou lost por causa do jacob, do fumo preto e do actor k fez de yellow demon LOL

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

    • Breno Filo /

      Hahahahahahahaha, “Fumo preto”!

      Ainda não tinha visto essa denominação. :D

      O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

  12. A abertura é fantástica e a inserção de realidades paralelas é uma mais valia. Que sairá daqui é impossível prever, só atirar a sorte. Quanto ao episódio, adorei o final do mesmo, quando todos saem do avião. A cena está fantástica. E depois há aquele mergulha arrasador. O regresso de Lost foi fantástico com algumas perguntas respondidas e outras que surgem. Vamos ver o que sai daqui.

    O que achas? Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário